guns ain't roses

guns ain't roses

segunda-feira, 5 de março de 2012

O que é fé?

(Retomando o blog com um assunto polêmico)

Já escrevi sobre fé em um outro post há muito tempo, mas acho que a noção de fé muda com o passar dos anos exatamente por ser uma questão de vivência. Em outras palavras, ou pelo menos no meu caso, acho que Deus (ou ser superior/força mágica que você quiser acreditar) testa sua fé e faz com que você mude seu ponto de vista com o passar do tempo.
Ontem o tema da homília da missa foi esse mesmo. E em algum momento o padre citou várias significados de fé (desde compreender Deus à acreditar), mas em nenhum deles conseguiu se encaixar no que eu considero fé. Acho que é fé é menos abstrato que querer compreender Deus, afinal compreender Deus é impossível. No entanto, acho que é fé é a coisa mais questionadora que alguém pode ter porque a fé traz perguntas, a fé traz dúvidas. Mas a fé em qualquer coisa, seja no poder da comida italiana ou em Buda ou Alá, faz com que essas perguntas te levem a algum lugar.
Então, nesse breve texto reflexivo, chego à conclusão que fé pra mim é tudo aquilo que te guia como pessoa. Guia seus atos, suas falas, seus planos. Um bom cristão, por exemplo, é evangelizador então tecnicamente ele deve passar Cristo por seus atos e ser uma pessoa caridosa, certo? Uma pessoa que tem fé no capitalismo, pensa como um capitalista (ok, que exemplo ruim). A questão é que mesmo inconsciente mesmo você vai sempre de acordo com a fé que você tem em determinadas coisas. Seja em Deus, amor, amizade, rock ou em coca-cola. Fé é acreditar naquilo como um guia pra sua vida.

Nenhum comentário: